PROFISSIONAIS DA RADIOLOGIA

RADIOLOGIA

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

SISTEMA EMISSOR DE RAIOS X


 

Introdução: O sistema emissor de raios x, é constituído pelo tubo (ampola) de raios x e pela cápsula(carcaça) que o envolve.

A ampola é constituído por um vidro de pirex, resistente ao calor, lacrado, e com vácuo formado no seu interior, onde são encontrado o catódio (pólo negativo) e o anódio (pólo positivo), posicionado a determinada distância um do outro, e soldados no corpo do tubo em posição axial oposta.
Existe também os chamados tubos combinados de vidro-metal e de metal-cerâmica , que possuem uma “janela”, correspondente à parte do tubo sem metal, por onde emergem os raios x.

O catódio: O catódio é responsável pelo os elétrons, que irão se chocar no anódio produzindo raios x e calor. É constituído por um ou dois filamentos helicoidais de tungstênio, que suportam temperatura elevadas (acima de 2.000°C), e se localizam no interior de um “corpo raso” denominado coletor eletrônico que possui a função de evitar a dispersão dos elétrons liberados. A maioria dos tubos apresentam dois filamentos que possuem comprimentos diferentes e característica elétrica distintas (a maior está relacionado ao foco grosso e o menor, ao foco fino).

O Anódio: O anódio é uma placa metálica de tungstênio, ou uma liga de tungstênio-rênio, ou molibdênio (mamógrafo), que possui uma angulação com eixos do tubo, e é capaz de suportar as altas temperaturas resultantes do choque dos elétrons oriundo do catódo.

Característica física de um anódio:Alto ponto de fusão;
Alta taxa de dissipação de calor;
Alto número atômico.

O material mais apropriado para um anódio é o tungstênio(W).
Tipos de anódio: O anódio pode ser de dois tipos:fixo (estacionário) ou giratório.

Anódio fixo: Possui o corpo de cobre com ponto de impacto dos elétrons, denominado ponto focal, feito de tungstênio.

Anódio giratório: É um disco (prato) feito de uma liga de tungstênio-rênio, fixado sobre um eixo de molibdênio ou cobre. O movimento do anódio é realizado por um rotor localizado ainda dentro do tubo de raios x no final do eixo do anódio. Esse rotor é acionado por um estador localizado fora do tubo (dentro da cápsula). Em um anódio giratório, o ponto de impacto é denominado pista focal.

Resfriamento do anódio: Para evitar evaporação ou danos na superfície do anódio no ponto de impacto, devido à alta produção de calor gerada na frenagem dos elétrons, é imprescindível um resfriamento eficiente do anódio. Esse resfriamento pode ocorrer por irradiação e condução nos tubos de anódio fixo, ou apenas por irradiação, nos tubos de anódio giratório.
A quantidade de calor transferida ao anódio é medida em unidade de calor (KV) e da miliamperagem-segundo (mAs), calculada pela fórmula= (KV) x (mAs), onde:
uc=unidade de calor
KV= quilovoltagem
mAs= miliamperagem-segundo.

A Cúpula (carcaça): Corresponde a um invólucro metálico (duplo)revertido internamente de chumbo. A cúpula possui as funções de proteção mecânica e elétrica do tubo.
Dissipação de calor: Ocorre pelo contrato do tubo com o óleo, e pelo contato da cápsula .

Nenhum comentário:

Postar um comentário