PROFISSIONAIS DA RADIOLOGIA

RADIOLOGIA

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

QUALIDADE DA IMAGEM RADIOGRÁFICA

Introdução: A qualidade da imagem radiográfica se refere à relação dos princípios físicos que regem a formação com aparência dessa imagem. Uma imagem radiográfica de boa qualidade deve reunir o máximo de contraste e nitidez, primando, sempre, a maior proteção radiológica possível do paciente.
Nitidez da Imagem Radiológica: A nitidez pode ser definida como delimitação mensurável dos detalhes de uma imagem, ou seja, uma boa visualização dos contornos de uma região anatômica. A falta de nitidez de uma imagem, também denominada flou, corresponde a uma imagem com contornos pouco definido (borrados). Pode ser dividida em dois grupos: estáticas (geométricos) e dinâmica (cinética).
Contraste da Imagem Dinâmica (cinética): É causada pelo movimento (voluntário ou involuntário) do órgão ou região examinada. A eliminação da falta dinâmica é obtida pela redução do tempo de exposição.
Contraste da imagem radiográfica: Pode ser definido como a diferença entre as densidades ópticas máxima (preto) e mínima (branco) da imagem radiográfica, podendo ser influenciado pelo nível de exposição e pela radiação espalhada.
Radiação espalhada ou difusa: Também denominada radiação secundária, corresponde à radiação gerada em função das interações Compton, que reduz o contraste da imagem radiográfica.
A radiação espalhada (secundária) é tanto maior quanto:
Maior for o volume do corpo atravessado;
Menor for a densidade da matéria irradiada;
Maior for a energia do feixe de radiação (alto KV).
Maior o tamanho do campo irradiado.
A radiação espalhada deve ser eliminada ou reduzida ao máximo possível, para evitar perda da qualidade da imagem radiográfica. Isso pode ser obtido mediante a limitação do campo irradiado, com a utilização da grade antidifusora ou pela técnica do espaço de ar.
Limitadores de campo: São os diafragmas (máscaras), cones e cilindro e os colimadores ajustável que possuem a função de limitar o campo irradiado, evitando a irradiação de zonas inúteis ao exame. Assim, é reduzida, conseqüentemente, a radiação espalhada (secundária)
Diafragma (máscara): É o mais simples dos limitadores de campo é constituído por uma folha de chumbo com orifício central.
Cones e cilindros: São tubos de metal de forma cônica ou cilíndrica, abertos nas extremidades e revestidos, internamente, com chumbo. Melhoram a qualidade da imagem através da redução da radiação espalhadas (secundária) e da redução da penumbra da imagem radiográfica.
Colimador ajustável: Também denominado colimador luminoso, é o mais comum dos limitadores de campo. Produz um campo de irradiação quadrado ou regular de tamanho ajustáveis. O localizador luminoso, quanto bem regulado com o colimador, permite uma localização exata da área a ser irradiada.
Grade antidifusora: A grade antidifusora, criada pelo Dr. Gustav Bucky, Consiste em um conjunto de finas lâminas de chumbo separadas por um material radiotransparentes muito leve (papel, fibra de carbono etc), cujas bordas (superior e inferior) são paralelas.
Grade fixa: Não possui movimento, fato que produz o inconveniente de projetar no filme radiográfico a imagem das finas lâminas de chumbo como finas linhas radiopacas. Geralmente é utilizada em exames de pacientes acamados (exames no leito), ou no ato operatório (centro cirúrgico).
Grade móvel: O sistema de grade móvel, também conhecido como Potter-Bucky, foi desenvolvida pelo Dr Hollis E.Potter, e consiste na movimentação lateral da grade “apagando” da imagem radiográfica a projeção das linhas de chumbo no filme radiográfico.
Localização (montagem) de uma grade: A grade possui dois lados, um anterior e um posterior, fica localizada sempre entre o filme radiográfico e o paciente. O lado anterior da grade fica é o que fica direcionado ao tubo de raios x e possui um traço mediano central indicado a direção da lâmina de chumbo central.
Tipos de grades:
Grade não focalizada: As lâminas de chumbo são paralelas. São utilizadas para radiografias no leito.
Grade não focalizada: As lâminas de chumbo possuem uma angulação convergindo para um determinado ponto.
Grade ortogonal (cruzada): Constituída por duas grades idênticas colocadas em posição ortogonal, ou seja, as lâminas de chumbo apresentam se cruzadas perpendicularmente.
Chassi gradeado: A grade faz parte do chassi. É uma grade não focalizada.
Filtração do feixe de radiação: Corresponde à absorção de um intervalo particular de comprimentos de ondas do feixe de radiação. A filtração total do feixe de radiação corresponde à soma da filtração inerente com a filtração adicional.
Filtração inerente: Corresponde a filtração do feixe de radiação produzida pela parede de vidro do tubo de raios x, e pelo óleo de refrigeração e isolamento, e pela janela da cúpula (carcaça) que envolve o tubo de raios x.
Filtração adicional: Corresponde à adição de filtros apropriados colocados no lado externo da janela da cúpula (carcaça).




Nenhum comentário:

Postar um comentário