PROFISSIONAIS DA RADIOLOGIA

RADIOLOGIA

sábado, 12 de novembro de 2011

POSICIONAMENTO DA FACE

Incidências radiológicas dos ossos e seios da face

  • Lateral ou perfil;
  • Parietoacantial – Método de Waters;
  • PA axial – Método de Caldwell;
  • Parietoacantial – Método de Waters modificado;
  • Lateral ou perfil (ossos nasais);
  • Tangencial (ossos nasais);
  • Submentovértice – Método de Hirtz (arco zigomático);
  • AP axial – Método de Towne modificado (arco zigomático);
  • Oblíqua tangencial (arco zigomático);





PA em fronto-naso: Também denomina incidência de CALDWELL, OCCIPIT-OFRONTAL, PA verdadeira.
RC: incide paralelo a infra-orbitomeatal (linha horizontal alemã),ou inclinação podálica de 12° em relação à linha orbitomeatal  (linha horizontal americana).
Parâmetros de avaliação: as bordas superiores das partes petrosas dos temporais (rochedos) devem estar projetada no 1/3 inferior das órbitas; a mandíbula, a 1° e a 2° vértebras cervicais devem estar projetadas.


Perfil da face: Ajuste a cabeça em uma posição lateral verdadeira e o corpo em posição oblíqua da forma que for necessária para o conforto do paciente. • RC no zigoma, a meio caminho entre o canto externo e o MAE
Parâmetros de avaliação: Toda a face (mandíbula), 1° e a 2° vértebras cervicais devem estar projetadas nas radiografias, a sela turca é demonstrada nitidamente sem distorção.

 
 
 
 
Axial submento-vértice (HIRTZ): Também denominada incidência de HIRTZ ou AXIAL DA FACE, é usada como incidência complementar para o estudo da face.Elevar o queixo do paciente, hiperestendendo o pescoço se possível até que a LIOM esteja paralela ao filme (ver Observações abaixo). Apoiar a cabeça do paciente pelo vértice. Alinhar o plano mediossagital perpendicularmente à linha média do porta- filme ou mesa/superfície de Bucky, evitando rotação e/ou inclinação. 
 RC perpendicular à linha LIOM. Centralizar a 2 cm anterior ao nível das MAES (a meio caminho entre os ângulos da mandíbula). Parâmetros de avaliação: a angulação estará correta quando os côndilos mandibulares se projetam diante das partes petrosas dos temporais.
 
 
Póstero-anterior em mento-naso: Também denominada incidência de BLONDEAU, WATER, WALDRON, MENTO-NASO ou OCCIPITO-MENTONIANA. Estenda o pescoço, repousando o queixo contra a superfície da mesa/ do Bucky vertical. Ajuste a cabeça até que a linha mentomeatal (LMM) esteja perpendicular ao plano do filme. A LOM irá formar um ângulo de 37° com a mesa/superfície do Bucky. Posicione o plano mediossagital perpendicularmente à linha média da grade ou da superfície da mesa/Bucky.
RC perpendicular ao filme, para sair no acântio Parâmetros de avaliação: a angulação estará correta quando a parte petrosa dos ossos temporais estiver projetada tangenciando a borda inferior dos seios maxilares.

Axial vértice-submento: essa incidência é usada como opção quando não se consegue mobilizar o paciente para o posicionamento em axial submento-vértice (HIRTZ).

OSSOS NASAIS:




 
Perfil para ossos nasais: Repouse a lateral da cabeça contra a superfície da mesa/Bucky vertical, com o lado de interesse mais próximo do filme. Posicione os ossos nasais para o centro do filme. Ajuste a cabeça em uma posição lateral verdadeira e coloque o corpo em posição oblíqua da forma que for necessária para o conforto do paciente.
RC: 1,25 cm inferior ao násio.
 
 
 
Axial súpero-inferior, localizada para ossos nasais: incidência usada como complementar.O paciente é sentado ereto em uma cadeira no extremidade da mesa ou em decúbito ventral sobre a mesa. Estenda e repouse o queixo sobre o filme. Coloque apoio angulado sob o filme, para que ele fique perpendicular a LGA (linha glabelo-alveolar). Alinhe o plano mediossagital perpendicular ao a linha média do filme.
RC para o násio e angule conforme necessário para se assegurar que ele esteja paralelo a LGA. (O RC deve tangenciar a glabela e os dentes frontais superiores anteriores.)

Arcos zigomático




Póstero-anterior em mento-naso com raios inclinados: RC incide com uma angulação podálica aproximadamente de 15° em relação à linha trago-mentoniana, centralizando no plano médio sagital, entrando na base do nariz. Parâmetros de avaliação: a agulação estará correta quando a parte petrosa dos temporais se projeta abaixo dos seios maxilares.






Axial submento-vértice (HIRTZ) para arcos zigomáticos: Eleve o queixo, hiperestendendo o pescoço até que a linha infraorbitomeatal esteja paralela ao filme Alinhe o plano mediossagital perpendicular à linha média da grade ou à superfície da mesa/Bucky vertical, evitando toda inclinação e/ ou rotação.
RC a meio caminho .entre os arcos zigomáticos, aproximadamente 4 cm inferior à sínfise mandibular. Centre o filme e RC, com o plano do filme paralelo a LlOM.
Parâmetros de avaliação: a angulação estará correta quando os arcos zigomáticos são observados na sua totalidade.
 
Oblíqua antero-posterior semi-axial (direita e esquerda): Eleve o queixo, hiperestendendo o pescoço até que a linha LOM esteja paralela ao filme. Rode a cabeça 15° na direção do lado a ser examinado; então incline também o queixo 15° na direção do lado de interesse. 
RC perpendicular ao filme e à LIOM Centre o RC para o arco zigomático de interesse. (O RC angenciando a eminência parietal e o corpo da mandíbula.)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário