PROFISSIONAIS DA RADIOLOGIA

RADIOLOGIA

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

HISTÓRIA DOS RAIOS X

                                         

                                                                INTRODUÇÃO

   Wilhelm Conrad Rontgen nasceu em 27 de março de 1845, na cidade alemã de Lennep. Faleceu em Munich (Alemanha) em 10 de fevereiro de 1923, sendo enterrado na cidade alemã de Giessen.

   Em 8 de novembro de 1895, o professor de física teórica , Dr. Wilhelm Conrad Rotgen , descobriu os raios x, fato ocorrido a partir de experiências com as ampolas de Hittorf (Wilhelm Hittorf- físico alemão) e Crookes (William Crookes- físico e químico inglês).

   Em 22 de dezembro de 1895, Rontgen fez a primeira radiografia da história, da mão esquerda de Anna Bertha Ludwig Rontgem, sua mulher.

   A natureza dos raios x foi definida apenas em 1912, quando a publicação dos trabalhos de Max Von Laune , Walther Friedrich e Paul Knipping.
  Os instrumentos reunidos por Rontgen e pelos eletrorradiologistas( operador de raios x) resultaram em uma cadeia emissora de raios x de baixo rendimento (1a2mA), onde uma radiografia de mão demorava vários minutos de exposição e a de crânio, cerca de 1 hora.

  No Brasil, o médico Francisco Pereira das Neves iniciou suas experiências com os raios x no início de 1896, no gabinete de Física da Faculdade de Nacional de Medicina (atual Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ). Em 22 dezembro desde mesmo ano, foi realizada a primeira radiografia a serviço da medicina clínica, na cidade do Rio de Janeiro.

  O bismuto e, posteriormente, o bário foram utilizados como contraste no tubo digestivo. Poucos anos depois, cateteres metálicos e sais de iodo serviram como opacificadores das vias urinárias
  Em 1912-1913, o médico radiologista alemão Gustav Bucky introduziu o diafragma e constituiu a grade antidifusora fixa. Em 1916, o também médico radiologista americano Hollis E. Potter introduziu o concito de mobilidade atualmente por Potter-Bocky, possibilitaram a melhora significativa da imagem, resultante da supressão dos raios x dispersos.
  Em 1924, a vesícula biliar e as vias biliares tornaram-se visíveis dos raios x.

  A partir de 1927, Egaz Moniz e a Escola portuguesa deram início à angiografia cerebral e dos ramos aórticos que irrigaram o pescoço e o cérebro.

  A tomografia linear foi idealizada pelo médico francês André-Edmund-Marie Bocage, em 1921. Mas foi em 1930, na Itália, que o professor Alessandro Vallebona desenvolveu o primeiro tomógrafo médico.

  Em 1929 foi fundada no Rio de Janeiro a primeira Sociedade Brasileira de Radiologia, que teve como primeiro presidente médico radiologista Manoel Dias de Abreu.
  A abreugrafia, idealizada por Manoel Dias de Abreu, surgiu em março de 1937, no Rio de Janeiro, e foi um método de grande importância na época em razão da epidemia de tuberculose.
  Em 1950 surgiu o intensificador de imagem e a automatização.
  A utilização médica do ultra-som teve início em 1958.

  A tomografia computadorizada, surgiu no início da década de 1970, desenvolvida por Godfrey N. Hounsfield e colaboradores.

  O aparecimento da ressonância Nuclear magnética (RNM), com a obtenção de imagem através de campos magnéticos no final de 1970, representou um novo impulso diagnóstico através da imagem.

 Atualmente, a digitação da imagem radiológica (estudo ponto a ponto pelo computador), utilizada inicialmente nas angiografias, já começa a ter aplicação em toda a radiografia.







Nenhum comentário:

Postar um comentário