PROFISSIONAIS DA RADIOLOGIA

RADIOLOGIA

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

FORMAÇÃO DA IMAGEM RADIOGRÁFICA

Introdução: A formação da imagem radiográfica é regida pelas leis da ótica geométrica, ou seja, obedece a uma relação direta das distâncias relativas entre o foco (emissor de radiação) o objeto (região do corpo em estudo) e o anteparo ( filme radiográfico ou tela fluoroscópica)

Para uma melhor compreensão do assunto, será utilizada a seguinte nomenclatura.

Fo= Foco (foco emissor de radiação)

O= Objeto (Região do corpo e estudo)

Fi=Filme radiográfico (Anteparo)

D= Distância

Dfofi= distância foco-filme (Distância foco-anteparo)

Dofi=Distância objeto-filme (Distância objeto anteparo)

DFoO= Distância foco-objeto.
Distância objeto-filme (dOFi)
 Distância objeto anteparo: Corresponde à distância (d) entre o objeto (o) em estudo e o filme radiográfico (Fi)Distância foco-objeto: Corresponde à distância (d) entre o foco emissor de raios x (Fo) e o objeto em estudo (o).

Difusão: A difusão, também denominada espalhamento, correspondente à interação de um fóton de radiação com um elétron.

Difusão elástica: Também denominado efeito Thomson, ocorre quando o fóton incide é desviado de sua trajetória inicial sem perda de energia.

Radioscopia:É uma imagem produzida através da incidência do feixe de radiação sobre um écran fluoroscópico.

Radiográfica: É uma imagem produzida através da incidência do feixe de radiação sobre uma emulsão fotográfica.

Projeção da imagem radiográfica: É formada pela sombra projetada de órgãos com formas e estruturas diferentes, situados em diferentes planos do corpo, projetada em um único plano no anteparo (filme radiográfico; écran radioscópico).

Superposição de imagem: Com os parâmetros técnicos corretos (KV e mAs), quando duas estruturas com densidades semelhantes estão situadas em planos diferentes, e se superpõem numa radiografia, elas conservam seus respectivos contornos .

Somação de imagem: Quando duas estruturas de densidade semelhantes estão situadas em contado íntimo (mesmo plano), e se superpõem numa radiografia, não são separadas por nenhum contorno, suas imagens se confundem ao nível do contato.

Efeito march: É um efeito de borda, induzido pela fisiologia do olho humano.

Distorção da imagem radiográfica projetada: A imagem radiográfica pode apresenta-se distorcida em função do objeto em relação ao raio central (eixo central do feixe de radiação) e o plano do anteparo (filme radiográfico). Nesses casos, ocorrerá uma ampliação que variará em diferentes porções do objeto. Para exemplificar, podemos citar um objeto redondo (moeda) que pode ter a imagem radiográfica projetada nas formas redonda, ovóide dependendo da sua posição em relação ao plano do anteparo (filme radiográfico) e ao raio central.


Documentação da Imagem Radiográfica

O filme radiográfico
Composição de um filme radiográfico:É composto por uma ou duas camadas de emulsão fotográfica unidas a uma base.

Base do filme:É de poliéster, de cor azulada, homogeneamente transparente, flexível, com espessura uniforme de aproximadamente 180u.

Emulsão fotográfica: Possui de 5 a 10 u de espessura, e é composta por uma mistura de gelatina fotográfica com uma suspensão de cristais de haleto de prata.

A gelatina fotográfica tem como função distribuir uniformemente e fixar os micros cristais de haleto de prata na base, permitindo, pela sua penetração a atuação dos agentes químicos do processo de revelação.

Camada protetora: Consiste em uma camada de gelatina transparente muito fina, aderida à superfície da emulsão fotográfica, cuja função é proteger a emulsão fotográfica.
O filme radiográfico pode classificado, em função da sua sensibilidade ao aspecto de luz, em não cromatizado ou cromatizado.

Não cromatizado: Possui sensibilidade espectral limitada na faixa do ultravioleta ao azul, sendo a sensibilidade máxima no azul.

Cromatizado: Possui sensibilidade espectral na faixa do verde- amarelo (ortocromático) ao infravermelho (pancromático)

Densidade óptica (Do) do filme radiográfico: Corresponde ao grau de enegrecimento do filme radiográfico.

Véu e base do filme radiográfico: Um filme radiográfico não exposto (virgem) e processado (velado) possui uma densidade óptica ligeiramente superior a zero, que corresponde ao véu da base.

Cuidados com o filme radiográfico: As caixas devem ser armazenadas na vertical, em um local “impermeável” (blindado) à radiação. A umidade relativa do ar do local deve estar entre 30 a 50%. A temperatura não deve sofrer variações bruscas e deve estar entre 10 e 21 °C. As caixas não devem ter contato com nenhum tipo de líquido (água ou substâncias químicas).
Écrans (telas intensificadoras): Foram desenvolvidos a partir da propriedade dos raios x de fazer fluorescer certos sais metálicos.

Composição de um écran: É uma placa flexível, composta por uma base e duas ou três camadas.

Base: É de cartolina ou poliéster e serve apenas como suporte do material fluorescente.

Camada Fluorescente: É flexível, com uma espessura de 50 300u, e consiste em uma camada de cristais de um composto fluorescente, suspensos e um material de ligação.

Camada refletora: Pode ou não fazer parte da composição de um écran. Consiste em uma camada de dióxido de titânio ou dióxido de magnésio, colocada sob a camada fluorescente, tendo como função aumentar o rendimento luminoso do écran.

Camada protetora: É uma película transparente e muito fina,de espessura, cuja função é proteger os cristais de camada fluorescente e permitir a limpeza do écran.

Característica de um écran: É definido pelo seu aspecto de emissão de luz, sua resolução espacial e seu fator de conversão.




Classificação dos écrans em função em função da utilização:



Écrans radioscópico: É composto por uma base, uma camada fluorescente composta por finos cristais de sulfito de zinco e sulfito de cádmo, com adição de sais de cobre ou prata em pequenas porções, uma camada refletora composta por dióxido de titânio, e uma camada protetora.

Écrans reforçadores: Utilizado na documentação radiográfica, são composto por cristais em que o espectro de emissão luminosa é particularmente direcionado para emulsão radiográfica .

Grão fino (lento): Possui uma resolução espacial obtida com a redução da espessura da camada fluorescente. Minimiza a difusão da luz no interior do écran, melhorando a qualidade imagem.

Grão grosso (rápido): Possui baixa resolução espacial obtida pelo aumento da espessura da camada fluorescente. Isso aumenta a difusão da luz no interior do écran, reduzido a qualidade da imagem, mas aumentando o poder reforçador do écran.
Chassis: Para a execução de um exame radiográfico, é necessário que o filme radiográfico esteja dentro de um recipiente completamente vedado à entrada de luz.

Composição do chassi: O chassi é um recipiente rígido, com dois lados distintos: o anterior e o posterior.

Lado anterior do chassi: É o lado que é voltado para o tubo de raios x durante a realização do exame. É feito de material rígido, homogeneamente radiotransparente, como bakelite, magnésio ou alumínio.
Lado posterior do chassi: É feito de material rígido e é por onde o chassi é aberto e o filme radiográfico manuseado.
Tamanhos de chassis: Existe vários tamanhos, os mais comuns encontrados são: 13cmx18cm; 18cmx24cm; 24cmx30cm; 30cmx40cm; 35cmx35cm; 35cmx43cm; 30cmx90cm(panorâmico) e 35,6cmx91,4cm(panorâmico).Os chassis podem se apresentar montados da seguintes maneiras: sem écran reforçador; com apenas um écran reforçador(é fixado na face interna de um lado do chassi, é usado com filme radiográfico de uma camada de emulsão fotográfica); com dois écran reforçador(cada um é fixado na face interna de cada lado do chassi, é usado com dupla camada de emulsão fotográfica).









Um comentário:

  1. muitoooo bom fou tudo q precisava para meu trabalho!! parabens

    ResponderExcluir