PROFISSIONAIS DA RADIOLOGIA

RADIOLOGIA

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

CÂMARA CLARA

A câmara escura é um local vedado à entrada de luz externa, onde o filme radiográfico é manipulado. Deve possuir, além da lâmpada comum (no teto), uma “iluminação de segurança”,distante no mínimo 1,2m do local de manuseio do filme radiográfico. A iluminação de segurança pode ser obtida por uma lâmpada incandescente vermelha de 15W.

As paredes da câmara escura devem ser revertidas com tinta lavável de tom claro e sem brilho, para evitar o reflexo da iluminação de segurança. A umidade relativa do ar no seu interior deve ser de 30 a 50%, e a temperatura na faixa de 15° a 25°. Deve possuir ainda um sistema de ventilação e exaustão eficientes. As caixas de filmes aberta, deve ser colocadas sem a tampa dentro da burra ( local completamente vedado à entrada de luz).

Tipos de câmara escura: A câmara escura pode ser de dois tipos.

Molhada: No processamento manual do filme radiográfico.

Seca: No processamento automático do filme radiográfico.
Processamento do filme radiográfico: O filme radiográfico exposto e não processado possui uma imagem invisível ao olho humano denominada imagem latente ou radiante. Essa imagem corresponde ao conjunto de todos os cristais de prata , exposto ou não exposto, e constitui a base da imagem formada no filme radiográfico. Para que a imagem latente transforme em imagem radiográfica (visível), o filme exposto deve ser processado (revelado).

O processo de formação da imagem latente no filme radiográfico consiste na interação dos fótons de luz de tela intensificadores (écran), e também de alguns fótons de raios x, com os micro cristais de haleto de prata e emulsão radiográfica.

Os filmes radiográfico expostos são mais sensíveis que os não exposto (virgem) e, portanto, devem ser processados (revelados) imediatamente.

O processamento do filme radiográfico consiste na redução química (ganho de elétrons) dos íons de prata na revelação, e na remoção total dos cristais de haleto de prata não revelado na fixação.

Tipos de processamento: O processamento do filme radiográfico pode ser realizado por dois sistema manual e automático.

Processamento manual: É realizado manualmente pelo operador dentro da câmara escura. Ocorre em cinco etapas, na seguinte ordem: revelação; interrupção; fixação; lavagem; secagem. O filme radiográfico é colocado em uma colgadura proporcional ao seu tamanho. A colgadura é um suporte metálico que mantém o filme radiográfico preso pelos cantos por presilhas. O processamento manual é conhecido como molhado.

Automático: É realizado através de processadoras automáticas (máquinas de revelar) e o ocorre em quatro etapas, na seguinte ordem: revelação; fixação; lavagem; secagem. As processadoras automáticas possuem sistemas para controles da temperatura das soluções químicas e da secadora e mecanismo para a reposição e recirculação das soluções químicas. É feita por dois tanques externos de abastecimento, um contendo solução reveladora (revelador) e outra solução fixadora (fixador).

Etapas do processamento do filme radiográfico:

Primeira etapa/Revelação: Esta etapa é realizada com uma solução química denominada revelador, e consiste na redução química de todos os íons de prata. A revelação depende dos seguintes fatores:

Temperatura: Quando maior a temperatura do revelador, mais rápido se dará o processo de redução química.

Concentração: Quanto mais concentrado, mais rápido tende a ser a redução química.

pH: Quanto maior o pH, mais alcalina a solução, mais rápido será o processo de redução química e maior o contraste da imagem.

Tempo: Deve ser em função dos três itens acima.

Segunda etapa/Interrupção: É realizada com uma solução química denominada interruptor, que possui a função de interromper o processo de revelação. Essa não existe no processamento automático.

Terceira etapa/Fixação: É realizada com uma solução química denominada fixador. É constituída por dois processos que ocorrem simultaneamente.
Quarta etapa/Secagem: Após fixação, o filme radiográfico deve ser lavado em água corrente para que sejam removidos todos os traços dos produtos químicos utilizados.

Quinta etapa/Secagem: Após a lavagem, o filme radiográfico deve ser seco. No processamento manual, a secagem deve ser feita em local livre de poeira ou em uma secadora.
 Agentes que compõem o revelador:


Acelerador: Responsável pela penetração e pelo amolecimento da gelatina, tais como: carbonato de sódio, carbonato de potássio, hidróxido de sódio e hidróxido de potássio.

Agente revelador: Responsável pela redução química, os componentes são: mentol, hidroquinona e fenidona.

Agente preservativo: É responsável pela duração da revelação, evitando velamento, tais como: sulfito de sódio e sulfito de potássio.

Agente interruptor: Detém rapidamente e de maneira uniforme o processo da revelação, serve também para aumentar a vida útil do fixador. O ácido acético glacial diluído em água pode ser usado com essa função.

Agente que compõem o fixador:



Agente acidificante: É responsável pela neutralização de porções alcalinas do revelador. Os compostos químicos são: ácido acético e ácido sulfúrico.

Agente fixador ou clarificante: É responsável por dissolver e eliminar da emulsão os cristais de haleto de prata não revelador.Os compostos químicos são: tiossulfato de amônia e tiossulfato de sódio (hipossulfito de sódio).

Agente preservador: É responsável por evitar a decomposição do fixador e auxiliar no clareamento. Geralmente, é usado o sulfito de sódio.

Agente endurecedor: É responsável por impedir o amolecimento da gelatina, impede que a gelatina se desfaça durante a lavagem ou secagem. Os compostos químicos são: alúmen de potássio, alúmen de cromo, cloreto de alumínio e sulfato de alumínio.

Principais problemas que podem ocorrer no processamento de filmes radiográfico.

Radiografia sub-revelada (pouco revelada): Uma radiografia com uma revelação deficiente pode apresentar uma redução o contraste. Pode ocorrer quando: a solução química do revelador está baixa; a solução química do revelador está oxidada ou saturada; está pouco diluída; quando a redução do tempo de revelação no processo manual.

Radiografia super-revelada: Uma radiografia apresenta um aumento do véu de base, ou seja, as partes brancas do filme ficam veladas (acinzentadas). Pode ocorrer quando: a temperatura do revelador está alta; a solução química do revelador está concentrada; em processadora com velocidade variável, ocorrerá a perda da relação temperatura/ velocidade; ou ocorre aumento do tempo de revelação no processo manual.

Aumento do véu de base: É observado através da falta de contraste, ou seja as partes brancas do filme ficam acinzentadas. Pode ocorrer quando: a temperatura da solução química do revelador está alta; solução química do revelador está concentrada; aumento do tempo de revelação no processamento manual; solução química do revelador está contaminada; ocorre exposição do filme à radiação, a iluminação é inadequada.

Um comentário: