PROFISSIONAIS DA RADIOLOGIA

RADIOLOGIA

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

ANATOMIA GERAL E SITÊMICA

  A anatomia estuda grandes estruturas e sistemas do corpo humano, deixando o estudo de tecidos para a histologia e das células para a citologia. O corpo humano, como no corpo de todos os animais, consiste de sistemas, que são formados de órgãos, que são constituídos de tecidos, que por sua vez são formados de células. Anatomia é uma palavra grega que significa cortar em partes, cortar separado sem destruir os elementos componentes. O equivalente em português é dissecção.


Célula: Cada célula do nosso corpo tem uma função específica. Mas todas desempenham uma atividade "comunitária", trabalhando de maneira integrada com as demais células do corpo. É como se o nosso organismo fosse uma imensa sociedade de células, que cooperam umas com as outras, dividindo o trabalho entre si. Juntas, elas garantem a execução das inúmeras tarefas responsáveis pela manutenção da vida.


Anatomia sistêmica: o corpo humano é uma unidade estrutural e funcional, formada por 10 unidades menores chamadas sistema. Esses 10 sistema são: (1) esquelético, (2) circulatório, (3) digestório, (4)  respiratório, (5) urinário, (6) reprodutor, (7) nervoso, (8) muscular, (9) endócrino, (10) tegumentar.


 Anatomia Esquelética: O sistema esquelético está composto por 206 á 208 peças duras, resistentes e flexíveis chamadas ossos, pelas cartilagens que são partes mais moles que recobrem as extremidades dos ossos e estrutura do nariz, do pavilhão do ouvido e das costelas.
Os ossos contêm dois tipos de tecido ósseo: o osso compacto e o osso esponjoso. O denominado osso compacto se localiza na parte externa, embaixo do periósteo (a membrana conjuntiva que reveste os ossos) de grande dureza e densidade, cuja espessura depende da exigência mecânica. O osso esponjoso é o de menor peso, apresentando espaços ósseos nos que se encontra a medula óssea. Geralmente, localiza-se na parte interna da diáfise ou corpo dos ossos e nas extremidades ou epífise.
Funções do esqueleto: Sustentação, Formato do corpo,Fixação muscular, Reservatório de sais de cálcio, Proteção,Hematopoiese.






                          
 Sistema circulatório:  Sua função é transporte e proteção são as principais funções desempenhadas por estes tipos de circulação. É formado pelo coração, sangue e vasos sanguíneos.  Suas funções são:
- Distribuir oxigênio e nutrientes para as células do corpo.
- Remover resíduos celulares e o dióxido de carbono das células.
- Transportar água, eletrólitos, hormônio e enzimas.
-Proteger contra doenças.
-Prevenir hemorragia formando coágulo sanguíneos.
-Ajudar a regular a temperatura do corpo.
 
                                                               
Sistema Digestório:  é o sistema que, nos humanos, é responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo. É composto por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestão. O canal alimentar é formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. Órgão acessórios da digestão incluem as glândulas salivares, fígado, vesícula biliar e pâncreas.
A dupla função do sistema digestório é a seguintes:
1- Preparar o alimento para a absorção pelas células, através de númerosos processos físicos e químicos de degradação.
2- Eliminar resíduos sólidos do corpo.




Sistema Respiratório: É formado por dois pulmões e uma série de passagens que ligam os pulmões ao meio externo. As estruturas que formam a via de passagem do ar, do exterior até o interior dos alvéolos pulmonares, são o nariz, a boca, faringe, laringe, traqueia e árvores brônquica.
As três funções do sistema respiratório são as seguintes:
1- Levar oxigênio para o sangue e consequentemente para as células.
2- Eliminar dióxido de carbono do sangue.
3- Auxiliar no equilíbrio ácido-básico do sangue.



 Sistema Urinário: é um conjunto de órgãos envolvidos com a formação, depósito e eliminação da urina. O aparelho é formado por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra. As células produzem muitos resíduos que são produtos das atividades das células e que devem ser eliminados (excretados) do organismo, além de substâncias que estão em excesso no sangue. Tais resíduos são chamados excretas.
Os resíduos formados a partir das reações químicas que ocorrem no interior das células podem ser eliminados através:

-Do sistema urinário através da urina

-Da pele através do suor
-Do sistema respiratório (eliminando o gás carbônico).






Sistema Reprodutor Feminino: é o sistema de órgãos da mulher envolvidos na reprodução. É constituído por dois ovários, duas tubas uterinas (trompas de Falópio), um útero, uma vagina, uma vulva. Ele está localizado no interior da cavidade pélvica.




 
Sistema Reprodutor Masculino:  é o sistema encarregado de perpetuar a espécie através do ato sexual. No ser humano, ele funciona à base de estímulos físicos e nervosos. Assim como o feminino, ele dispõe de uma parte externa e de uma parte interna,
-Parte interna: Téstículos: duas glândulas ovóides envolvidas pela bolsa escrotal. Durante o desenvolvimento embrionário, ficam alojados na cavidade abdominal, e antes do nascimento ja devem ter migrado para o saco escrotal.
Parte Externa: O pênis é o órgão muscular encarregado de depositar os espermatozóides no interior da vagina. Compreende grande parte da uretra.



Sistema Nervoso:  É formado pelo cérebro, medula espinhal, nervosos, gânglios e órgão sensoriais especiais, como olhos e orelhas. Monitora e coordena a atividade dos músculos, e a movimentação dos órgãos, e constrói e finaliza estímulos dos sentidos e inicia  ações de um ser humano.





Sistema Muscular: Permite moverem-se, tanto externa, como internamente. Incluem todos os tecidos musculares do organismo e é subdividido em três tipos: (1) esquelético, (2) visceral e (3) cardíaco.
A maior parte da massa muscular do organismo é composta de mesculatura esquelética, que é estriada e está sob controle voluntário.
A musculatura visceral, que é lisa e involuntária, localiza-se na parede dos órgão internos ocos, como os vasos sanguíneos, o estômago e os intestinos. Esses músculos são chamados de involuntários. O músculo cardíaco é encontrado apenas nas paredes do coração e é involuntário, apesar de estriado.
As três funções do sistema muscular são as seguintes:
1- Permitir movimentos, como a locomoção do organismo, ou o movimento de substância através do canal alimentar.
2- Manter a postura
3- Produzir a postura.

Glândulas Endócrinas:  São todas a glândulas  sem ductos do organismo. Incluem os testículos, os ovários, o pâncreas, as supra-renais, o timo, a tireóide, as paratireóides, a pinel e a hipófise. A placenta atua como glândula endócrina temporária.Os hormônios, secretados pelas glândulas endócrinas, são liberados diretamente na corrente sanguínea.
A função das glândulas é regular as atividades corporais através de vários hormônios levados pelo sistema cardiovascular.





    


 Sistema Tegumentar: é o sistema de proteção do esqueleto seres vivos e engloba a pele, pêlos, unhas e glândulas. Ele é composto por camadas como derme e epiderme (parte mais externa). Reveste todos os órgãos vivos e constitui barreira de proteção contra a entrada de vírus no ser vivo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário