PROFISSIONAIS DA RADIOLOGIA

RADIOLOGIA

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

ANATOMIA ESQUELÉTICA

Como grande parte da radiografia diagnóstica geral envolve o exame de ossos e articulações, a osteologia (estudo dos ossos) e a artrologia (estudo da articulações).
Osteologia:  O esqueleto do adulto é formado por 206 ossos distíntos, que compõem a estrutura de todo o organismo. Determinadas cartilhagens, como as encontradas nas extremidades dos ossos longos, também são incluídas como parte do esqueleto.
O esqueleto adulto é dividido em esqueleto axial e esqueleto apendicular.




 Esqueleto axial: Abrange todos os ossos localizados no eixo central do corpo ou próximo a este. O esqueleto axial adulto é formado por 80 ossos, incluindo o crânio, a coluna vertebral, as costelas e o esterno.








Esqueleto Apendicular:   É formada por todos os ossos dos membros superiores e inferiores (extremidades) e os círculos do membro superior e inferior. No esqueleto apendicular do adulto existem 126 osso distintos.   







Classificação dos Ossos: Cada um dos ossos do corpo pode ser classificado de acordo com sua forma: Ossos longos, ossos curtos, ossos planos, ossos irregulares.
Ossos longos: Compõem-se de um corpo e duas extremidades. São encontrados apenas em esqueleto apendicular, são: o úmero, fêmur etc.
Ossos curtos: São analogamente cubóide e encontrados apenas nos punhos e regiões do tarso. Os ossos curtos são formados principalmente por subtância esponjosa e recobertos superficialmente por uma fina lâmina de substância compacta.
Ossos Planos: Consistem de duas lâminas de substância compacta com substância esponjosa e medula óssea entre elas incluem a calvária (tampa do crânio), esterno, costelas e escápula. O estreito espaço entre as superfície interna e externa dos ossos planos do crânio é conhecido como díploe. Os ossos planos oferecem proteção para o conteúdo interno e amplas superfície para a fixação de músculos.
Ossos Irregulares: Possuem formas peculiares estão reunidos na última categorias. As vértebras, os ossos da face, os ossos da base do crânio e os ossos da pelve.

Classificação das Articulações:

Funcional: podem ser classificadas de acordo com sua função, em relação ao movimento ou falta de movimento, da seguinte maneira:
  • Sinartroses: Articulação sem movimento. 
  • Anfiartroses: Articulações com movimento limitado. 
  • Diartroses: Articulações com movimento livre.

 Estrutural: é uma classificação estrutural baseada nos três tipos de tecidos que separam os ossos nas diferentes articulações.
1- Articulações fibrosas:
  • Sindesmose
  • Sutura
  • Gonfose 
2- Articulações cartilagíneas:
  • Sínfise
  • Sincondrose
3- Articulações sinoviais.
1- Articulações Fibrosas: Selam a cavidade articular.
Sindesmose: Articulações fibrosas que unidas por ligamento interósseos e delgados que permitem um ligeiro movimento. Podem aparecer nas articulações tibiofibular distal, sacroilíaca. As articulações carpais e tarsais, do punho e do pé também incluem membranas interóssea.
Suturas: São encontradas entres os ossos do crânio. Possuem movimento muito restrito, nos adultos.
Gonfose: É o terceiro tipo singular de articulações, na qual um processo cônico é inserido em um encaixe no osso. Ocorrem entre as raízes dos dentes e os alvéolos da mandíbula e maxila, possuem movimentos muito limitados.
2- Articulações cartilagíneas: Também vedam uma cavidade e os ossos articulados estão firmemente unidos por uma cartilagem.
Sínfise: Presença de um disco largo e plano de fibrocartilagem entre duas superfícies ósseas contíguas. Exemplos de sínfises são os discos intervertebrais (entre os corpos vertebrais), localizado entre o manúbrio (porção superior) e corpos do esterno e a sínfise púbica (entre os dois ossos púbicos da pelve).
Sincondrose: Forma temporária de articulações em que a cartilagem hialina de união (que nos ossos é chamado de placa epifisial) é convertida em ossos na idade adulta. Esses tipos temporários de articulações de crescimento são considerados sinartroses ou imóveis. Exemplos dessas articulações são as placas epifisiais, entre as epífise e a diáfise (corpo) dos ossos longos e na união dos três ossos da pelve, que formam o acetábulo na articulação do quadril.

3- Articulações sinoviais: São aquelas de movimento amplo, encontrada em maioria nos membros superiores e inferiores, caracterizadas por uma cápsula fibrosa, contendo em seu interior sinóvia (ou líquido sinovial).
 Tipos de movimentos das articulações Sinoviais: São encontrados em um número considerável e variável e agrupados segundo os setes tipos de movimento de permitem.

1-Articulação plana (deslizante): Permitem o menor movimento, é um movimento de deslizamento entre duas superfícies articulares. Exemplos são as articulações intermetacarpais, carpometacarpais e intercapais das mãos e punhos.  A articulação atlantoaxial lateral direita e esquerda, entre as vértebras c1 e c2, elas permitem alguns movimentos de rotação entre as vértebras.
2-Articulação gínglimo (dobradiça): São moldadas entre si para permitirem apenas movimentos de flexão e extensão. Exemplo dessas articulações são as interfalângica, dos dedos das mãos e pés, e a articulação do cotovelo.
3- Articulação trocóidea (pivô): É formada por um processo ósseo semelhante a um eixo, circulado por um anel de ligamento e ou estruturas óssea . Isso permite movimento de rotação em torno de em eixo. Exemplos dessas articulações são as radiulnares proximal e distal do antebraço, que demonstram seu movimento de pivô durante a rotação da mão e do punho. Outros exemplos é a articulação entre a primeira e a segunda vértebras cervicais. O dente do áxis (c2) forma um pivô e o arco anterior do atlas (c1), combinado com os ligamentos posteriores, forma o anel.
4- Articulação elipsoidea: O movimento ocorre basicamente em um plano, combinado com leve grau de rotação em um eixo, nos ângulos retos ao plano de movimento primário. Esse tipo de articulação permite basicamente quatro movimentos: Flexão e extensão, e abdução e adução. Exemplos são as metacarpofalângicas (de segunda à quinta) dos dedos, a articulação do punho e as articulações metatarsofalângica dos pés.
5- Articulação selar (em selar):Superfícies articulares dos ossos em forma côncavo-convexa e posicionadas em oposição uma à outra. Os movimentos são flexão, extensão, abdução, adução e circundação. O exemplo de uma verdadeira articulação selar é a primeira articulação carpometacárpica do pelegar. Outra s articulações selares incluem as articulações do tornozelo e calcaneocuboidea. Apesar do tornozelo ser classificada como gínglimo em referências anteriores, referências atuais a classificam como selar.
6- Articulação esferoidea (esfera e cavidade): Permitem mais amplos movimentos. Os movimentos das articulações esferoideas incluem flexão, extensão, abdução, adução, circundação e rotação medial e lateral. Dois exemplos são a articulação do quadril e a articulação do ombro.
7- Articulação bicondilar: Normalmente permitem em uma única direção ou uma rotação limitada. Elas são formada por dois côndilos convexos, que podem estar envolvidos por uma cápsula articular. Dois exemplos são o joelho (anteriormente classificada como gínglimo) e a articulação temporomandubular (ATM).   
                                             Resumoda classificação das articulações

Nenhum comentário:

Postar um comentário